Como estratégia, tecnologia e ética estão convergindo para atender às necessidades do futuro.
Seis forças externas estão transformando o compliance na indústria farmacêutica: legal, financeira, inovação médica e tecnológica, cultural, educacional e demográfica. A pressão regulatória crescente, que pode variar de acordo com o país, acelera o ritmo dessa mudança.
Encarar a jornada do compliance do futuro implica enormes desafios e oportunidades para proteger e promover o crescimento dos negócios farmacêuticos e sua reputação. Dado o ritmo das mudanças externas, ficar parado não é uma opção.
Este relatório fornece uma abordagem para definir a agenda sobre os temas, as prioridades e os desafios enfrentados pelas lideranças de compliance do setor farmacêutico, além de apontar tendências emergentes, riscos e implicações para os negócios.
O estudo se baseia em entrevistas aprofundadas com mais de 20 especialistas – lideranças de compliance de empresas farmacêuticas e de biotecnologia, multinacionais e de médio porte, assim como lideranças da prática de governança e compliance regulatório da PwC.
Produzido com apoio da nossa Iniciativa Europeia sobre o Futuro do Compliance (European Future of Compliance Initiative), o relatório busca mostrar como os profissionais da área podem efetivamente se planejar para o que está por vir, enquanto lidam de forma eficaz com suas demandas de negócio atuais.
Desafios e abordagens
O modelo de compliance do futuro será fundamentado em suas bases jurídicas para focar em ética e responsabilidade. Isso se dará pelo aumento das responsabilidades éticas dos negócios, incluindo aspectos sobre dados sensíveis e bioética. Esse modelo também antecipa o crescente envolvimento do compliance para ajudar a solucionar a questão de quem tem acesso a quais medicamentos e a que preços.
No relatório, apresentamos abordagens práticas sugeridas pela PwC para conduzir o programa de transformação de compliance na indústria farmacêutica, além de tratar dos seguintes temas:
- a jornada do compliance e suas quatro fases
- os desafios-chave referentes a:
- cenário atual
- habilidades da equipe de compliance
- cultura, posicionamento e mudança comportamental
- questões ambientais, sociais e de governança (ESG) e responsabilidade social corporativa (CSR)
- trabalho com outras linhas de defesa
- casos relacionados a interações entre parceiros de negócios e profissionais de saúde, os benefícios alcançados e as abordagens adotadas
- desafios atuais e emergentes referentes a marketing e comunicações externas, como as que envolvem pacientes, parceiros comerciais e profissionais de saúde
Recomendações para conduzir o programa de transformação do compliance
Para superar os desafios atuais e emergentes, aproveitar ao máximo as oportunidades e liderar uma jornada de transformação, recomendamos quatro ações-chave: