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Quais riscos comprometem a excelência das Indústrias de Consumo?

indústria de consumo foi uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Seja pelos riscos ligados à saúde ou pela necessidade de paralisação das produções, o setor se viu, de uma hora para outra, em recessão. E quando se recuperou, precisou mudar todos os processos para se adequar à nova realidade.

A gestão de riscos tornou-se, assim, ainda mais fundamental. Na indústria de consumo especialmente, uma vez que aqui estão incluídas produções duráveis – eletrodomésticos e eletrônicos – e bens não duráveis – bebidas, medicamentos e alimentação.

Por isso, faz-se necessário identificar tudo aquilo que pode afetar as empresas, monitorar e revisar os pontos de controle com periodicidade. Isso é primordial para se antecipar a eventuais desvios e minimizar os efeitos de uma ameaça, além de aumentar a confiabilidade e transparência frente ao mercado.

 

Principais riscos da indústria de consumo

As ameaças são uma realidade em todos os segmentos. Mas, saber quais são e o que fazer com elas e como minimizar os impactos de situações inevitáveis são o que diferencia uma empresa da outra.

Na indústria de consumo, especificamente, há uma série de riscos que estão ligados a diferentes áreas: das questões regulatórias e de tecnologia ao relacionamento com a sociedade e stakeholders. Conhecê-la e se antecipar a essas consequências pode ser crucial para evitar os efeitos negativos no negócio. Confira:

  • Compliance: não cumprimento de leis, regulamentações e padrões éticos;
  • Reputação: eventos internos e externos com a capacidade de manchar a reputação e credibilidade da empresa frente ao mercado;
  • Sociedade: não cumprimento dos padrões legais de governança corporativa, ambiental e social, além de riscos relacionados aos recursos humanos e mão de obra;
  • Concorrência: variação cambial, riscos financeiros e falta de adaptabilidade;
  • Tecnologia: ataques cibernéticos e de segurança;
  • Operacional: interrupção da atividade, defeitos e reclamações referente à qualidade do produto, instabilidade na distribuição ou no processamento de mercadorias, entre outros.

 

Impactos da boa gestão de riscos nas indústrias de consumo

Não é segredo que, quando bem realizada, a gestão de riscos permite uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica. E em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, quem coloca a estratégia em primeiro lugar se destaca da concorrência e pereniza seu negócio.

É importante ter em mente, no entanto, que mais do que identificar os riscos, é preciso saber o que fazer com eles. Ou seja, contar com uma equipe especializada e sistemas que garantam a identificação, monitoramento, avaliação e administração dos riscos existentes – dos relacionados à expansão e mercado àqueles de alcance, campanhas, manejo de produtos, pessoas, compliance e muito mais.

A boa notícia, é que com o avanço da tecnologia, os sistemas de monitoramento se tornaram mais eficientes e, agora, tem a capacidade de integrar avaliações de risco, processos e documentos em um único lugar.

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