O que é Risco e Fator de Risco: Detalhando os termos e conceitos
Visão Geral do Risco
Antes de adentrarmos à Trilha de Conhecimento no universo da gestão de riscos, é muito importante alinharmos a conceituação utilizada.
Neste artigo adotaremos o referencial da ISO 31000:2018, norma internacional, que não apenas define, mas oferece um framework abrangente e robusto para orientar as empresas na identificação, avaliação e tratamento dos desafios inerentes à incerteza.
Risco
De acordo com a ISO 31000:2018, o risco é definido como o efeito da incerteza nos objetivos. E o que isso quer dizer?
O Efeito da Incerteza refere-se à falta de certeza quanto aos eventos futuros. Diante desta incerteza a gestão de riscos procura identificar, avaliar e responder tais eventos de maneira eficaz.
Os Objetivos, referem-se às metas das organizações, sejam elas relacionadas ao lucro, eficiência, segurança, conformidade ou outros. O risco está relacionado à possibilidade de não atingir tais objetivos.
Ou seja, para além da mera possibilidade de perda, o risco é a possibilidade de eventos ou condições ocorrerem e afetarem negativamente a realização dos objetivos de uma organização.
Fator ou Fontes de Risco
Já os Fatores de Risco, ou Fontes de Risco (definição da ISO 31000), são as origens potenciais e/ou causa de eventos que podem impactar nos objetivos da organização.
Ou seja, representam a base a partir da qual os eventos indesejados podem se originar, podendo afetar positiva ou negativamente o desempenho organizacional.
Para uma apreensão integral do risco e das circunstâncias em que ele ocorre ou pode ocorrer, faz-se necessário o reconhecimento e a análise aprofundada desses eventos. Buscando, assim, entender quais são os fatores que mais influenciam a ocorrência e concretização de cada risco.