Você certamente já ouviu falar em risco reputacional. O termo tem se popularizado nos últimos anos, acompanhando uma tendência do mercado, que está cada vez mais preocupado com as boas práticas de governança, transparência e responsabilidade social.
Em um mercado competitivo e hiperconectado, a preocupação com a reputação torna-se ainda mais legítima. Afinal, este é um dos ativos mais importantes para as empresas atualmente: quanto mais positiva for a reputação de um negócio, maior será o reconhecimento e credibilidade no seu mercado.
E é justamente por isso que é essencial saber gerenciar os riscos adequadamente.
Risco reputacional: o que é?
O termo risco reputacional se refere a todos os eventos internos e externos que podem impactar a percepção da empresa perante a mídia, o público, os colaboradores e o mercado como um todo.
Na prática, o conceito vai um pouco além: de corrupção, fraudes, desvios e subornos à queda na qualidade dos produtos e serviços, passando por falhas de fiscalização, vazamento de dados pessoais, manipulação de dados contábeis e linhas de crédito e muito mais.
Ou seja, absolutamente tudo pode colocar abaixo uma reputação que demorou anos para ser construída. E quanto maior a marca, mais desafiador é o processo de gestão de risco reputacional – especialmente quando há outras variáveis, como fornecedores, terceiros e muito mais.
Dicas para uma gestão de risco reputacional eficiente
Atualmente, não é preciso ir longe para obter detalhes sobre uma empresa – e sobre todos aqueles ligados a ela, tais como clientes, cadeias de abastecimento e funcionários. Basta um clique e um verdadeiro mar de informações está pronto para ser consumido.
Nesse cenário, realizar uma boa gestão do risco reputacional é a única forma de perenizar o negócio. E isso significa identificar todas as ameaças, desafios e oportunidades, garantindo um mapeamento macro das áreas e atividades: da qualidade dos serviços prestados à proteção de dados, satisfação dos funcionários, responsabilidade social, entre outros.
Uma boa gestão de riscos inclui, ainda, o monitoramento constante das variáveis, internas e externas, que podem impactar negativamente na reputação e no valor da marca, e a sua reavaliação sempre que necessário. Além, é claro, de um planejamento de contenção de crises.
As empresas devem, ainda, apostar em uma política de compliance eficiente, que comece no topo e envolva toda a organização e stakeholders – isso evita que ações de fornecedores, por exemplo, impactem diretamente a sua reputação.
Sem dúvidas, a gestão do risco reputacional envolve muitas etapas e desafios. A boa notícia é que a Plataforma Perinity pode ajudar neste processo. Totalmente integrado, o sistema garante uma gestão descomplicada e efetiva: da avaliação de riscos ao controle dos indicadores.