O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, recentemente lançado, é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. A participação será realizada a partir da assinatura de termo de adesão e da realização da autoavaliação.
A empresa que adere ao Pacto Brasil assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura.
Nessa linha, a adesão ao Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial permitirá:
a) promover ganho de imagem, aumentando a reputação empresarial, tendo em vista a transparência que será dada à adesão ao Pacto;
b) demonstrar o compromisso da alta direção da empresa com a busca sistemática de padrões de integridade;
c) minimizar a probabilidade de ocorrência de fraude e corrupção e reduzir o impacto de tais eventos caso ocorram;
d) possibilitar o acesso a capital mais facilitado e com menor custo;
incrementar oportunidades comerciais com parceiros (investidores e funcionários) que compartilham dos mesmos valores;
e) atrair e reter funcionários que prezam pelos valores de ética e integridade.
Resta claro que as medidas de integridade, num primeiro momento, protegem a empresa ao evitar a ocorrência de fraudes e irregularidades por parte dos colaboradores e parceiros comerciais.
Mas não é só: o fortalecimento da reputação é, indiscutivelmente, fonte de geração de valor em favor da empresa. Por isso, alocar recursos em integridade corporativa não pode ser considerada uma despesa e sim um investimento!