Em um mercado competitivo e altamente dinâmico, realizar a gestão de terceiros nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, qualquer problema – seja na qualidade dos serviços, seja na perda de prazos – gera implicações e pode ameaçar a sobrevivência da contratante.
A pandemia de Covid-19 veio, justamente, para nos mostrar que o futuro nem sempre está sob nosso controle, acendendo um alerta em relação à importância e necessidade de identificar e mitigar os riscos de forma antecipada.
Ou seja, é preciso olhar com carinho e cautela para a gestão de terceiros, a fim de mitigar os riscos. Mas, como fazer isso?
Dicas para uma gestão de terceiros eficiente
Não é segredo que o monitoramento contínuo dos processos é extremamente importante quando falamos em reduzir riscos e evitar acidentes. Afinal, o processo garante uma visão macro do negócio.
E, quando falamos em serviços terceirizados, o planejamento de riscos torna-se ainda mais importante, já que qualquer problema pode impactar diretamente a operação da empresa contratante.
Nesse sentido, é importante ter em mente que, para uma gestão de terceiros eficiente, há de se contemplar todas as etapas do processo: da seleção e capacitação de fornecedores aos feedbacks e avaliação de desempenho.
Isso inclui, ainda, a adoção de um sistema completo de gestão de riscos, capaz de identificar e monitorar os desafios e ameaças, de ponta a ponta, bem como as oportunidades.
A boa notícia é que, embora pareça complexo em um primeiro momento, o processo pode ser facilitado com o apoio da plataforma da Perinity, que possui um módulo exclusivo para este tema.
Com ele, é possível estar sempre preparado para o pior cenário, garantindo respostas rápidas e eficientes. Uma solução eficiente e prática para manter a excelência na gestão de terceiros.
Por que investir na gestão de terceiros?
Ninguém está isento e situações inesperadas, como a própria pandemia, acontecem a todo momento, afetando a entrega de bens e serviços essenciais. Por isso, é importante avaliar e monitorar todos os riscos inerentes ao negócio de forma preventiva.
Companhias que lidam com serviços terceirizados devem estar ainda mais atentas quando o assunto é mitigação de riscos. Afinal, embora esta seja uma oportunidade econômica para otimizar processos, delegar demandas secundárias e focar no core business, é possível que a ação de terceiros eleve os riscos e as falhas dos processos.
Aqui, uma dica extra: vale a pena, também, investir em relacionamentos sólidos e duradouros com os fornecedores, garantindo o cumprimento das demandas e conformidade com a legislação.
Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que evitar riscos operacionais, reputacionais, de compliance e financeiros, requer um investimento inicial – e suporte tecnológico – mas, também, prevê ganhos em otimização e produtividade a longo prazo.
Portanto, se você quer manter a imagem e garantir a perenidade do negócio, entre em contato com a Perinity.