spot_img
HomeArtigosA importância da matriz de probabilidade e impacto na Gestão de Riscos.

A importância da matriz de probabilidade e impacto na Gestão de Riscos.

Você provavelmente já ouviu falar em matriz de probabilidade e impacto. Também conhecido como matriz de risco, o termo se refere a uma ferramenta de gerenciamento amplamente utilizada para identificar e dimensionar todas as ameaças e oportunidades, bem como a probabilidade de acontecerem.

Sendo assim, a ferramenta é utilizada para garantir que a organização esteja sempre à frente e preparada para enfrentar os problemas de forma ágil e eficiente, caso eles aconteçam de fato.

 

Entenda a matriz de probabilidade e impacto

Visual e intuitiva, a matriz de probabilidade e impacto nada mais é do que uma tabela que reúne uma série de informações sobre os potenciais riscos do negócio.

Nela são reunidas todas as ameaças e oportunidades, distribuídas de acordo com a probabilidade de acontecimento e impacto causado. Isso significa que as informações são colocadas nos campos correspondentes e, portanto, classificadas de acordo com a sua prioridade.

Enquanto a probabilidade pode ser dividida em porcentagens, o impacto é distribuído entre baixo, moderado e alto.

Dessa forma, além de identificar um risco, é possível, também, mostrar o nível de prioridade que o mesmo deve receber.

 

 

Por que vale a pena investir em uma matriz de probabilidade e impacto?

Embora em um primeiro momento a matriz de probabilidade e impacto possa parecer simples, a ferramenta é peça-chave para uma gestão mais assertiva no que se refere às ameaças e oportunidades do negócio.

Afinal, com ela é possível ter acesso a informações relevantes para o negócio – e que, consequentemente, contribuem para a tomada de decisões mais corretas, bem como o engajamento das equipes e adoção de medidas preventivas.

Além disso, a ferramenta pode ser usada de maneira permanente na empresa, podendo ser alterada conforme uma ameaça é neutralizada ou se mostra mais provável de acontecer, acompanhando as movimentações do mercado como um todo e da empresa em si.

Por fim, ela também pode ser usada, inclusive, como um complemento à avaliação de riscos, que já é considerado um procedimento padrão – e necessário – para qualquer tipo de empresa.

 

Como criar uma matriz de risco e impacto?

Uma matriz de risco e impacto, embora visual e intuitiva, deve passar por diversas etapas, como estudo e descrição dos níveis de probabilidade e impacto, disposição visual dos riscos e identificação e classificação das oportunidades e ameaças.

Para evitar inconsistências na hora da elaboração e da gestão, é importante contar com ajuda especializada e ferramentas segmentadas, a exemplo da plataforma da Perinity.

Há quase duas décadas no mercado, a Perinity oferece soluções focadas em gerenciamento de riscos. Sua plataforma SaaS modular atende empresas de diferentes segmentos e portes, inclusive de alcance global.

Com agilidade de implantação, a solução possui uma base centralizada de dados, automação de cobranças e follow upsdashboard central para melhor gerenciamento de indicadores, emissão de diversos tipos de relatórios e gráficos, entre outros recursos.

A plataforma da Perinity inclui módulos para gestão de riscos corporativos, de auditoria, gestão de políticas, compliance, controles internos e business resiliency.

Entre os clientes que fazem uso da solução da Perinity estão Carrefour, Randon, Rodobens, Embraer, Unimed, Edenred entre outros.

Para conhecer melhor as funcionalidades da plataforma e como elas podem favorecer a perenidade da sua empresa, preencha o formulário e entre em contato conosco.

ARTIGOS RELACIONADOS
01:23:24

GRC na Construção Civil

01:00:36

SOX – Soluções

- Experimente Já -spot_img

EVENTOS

- Básico Bem Feito -spot_img