A Minerva Foods — líder em exportação de carne bovina na América do Sul — obteve 100% de conformidade em auditoria de terceira parte realizada nas operações de compra de gado no Paraguai.
A análise levou em consideração os critérios socioambientais das fazendas fornecedoras diretas de janeiro a dezembro de 2022, por meio de imagens de satélite das propriedades dos fornecedores localizadas em todas as regiões do país, que são utilizadas para detectar a existência de desmatamentos ilegais, sobreposições com terras indígenas e áreas de proteção ambiental.
Funciona da seguinte forma: a Minerva Foods utiliza a plataforma SMGEO Direto, ferramenta auditável e desenvolvida pela empresa Niceplanet Geotecnologia, que cruza as imagens de satélite de alta qualidade com dados e arquivos oficiais publicados em sites de órgãos e instituições, além de informações cadastrais complementares obtidas diretamente com os fornecedores diretos.
“Temos o compromisso de fomentar práticas que promovam a sustentabilidade em nossa cadeia produtiva, ao mesmo tempo que contribuímos para uma pecuária de baixo carbono. A transparência e a credibilidade na verificação dos dados são essenciais para seguirmos avançando em nossas metas e ficamos muito orgulhosos por sermos reconhecidos mais uma vez com 100% de conformidade na auditoria realizada pela BDO, que é tão importante para o segmento,” disse Tamara Lopes, gerente executiva de sustentabilidade da Minerva Foods.
Além do monitoramento de fornecedores diretos no Paraguai, a empresa contribui com várias ações para promover uma atuação mais sustentável na atividade pecuária.
Um exemplo disso é a sua participação na Mesa Redonda Global para Carne Sustentável, Mesa Paraguaya de Carne Sostenible (MPCS), A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e Mesa Colombiana, contribuindo para a discussão setorial sobre a melhoria dos indicadores de produtividade e sustentabilidade no país.
Objetivos globais de sustentabilidade
A Minerva Foods é referência no monitoramento de fornecedores e lidera iniciativas para combater o desmatamento ilegal e as mudanças climáticas relacionadas à conversão de terras na América do Sul.
Nos últimos anos, a empresa vem intensificando esforços para reduzir sua pegada de carbono e conter as mudanças climáticas, além de promover cada vez mais a produção de carne bovina com baixa emissão de carbono.
Além do Paraguai, a companhia já monitora 100% dos fornecedores diretos em todos os biomas de sua operação no Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica) e na Colômbia. Também já avança com o monitoramento em cerca de 90% na Argentina e mais de 40% no Uruguai, com meta de atingir a totalidade em 2030 e 2025, respectivamente.
No monitoramento de fornecedores indiretos, com o objetivo de apoiar os pecuaristas na comercialização de gado, a Minerva Foods disponibiliza ainda o aplicativo SMGeo Prospec para produtores rurais de todo Brasil, possibilitando a consulta da conformidade de sua cadeia produtiva por meio de análises socioambientais. A companhia tem fomentado a sua utilização por meio de treinamentos, workshops e visitas de campo tendo distribuído mais de 2 mil vouchers até o momento.