Nos últimos anos, o ambiente regulatório no Brasil tem passado por mudanças e enfrentado um aumento de exigências, tornando a gestão de inventário cada vez mais necessária. O movimento pode ser explicado com base nas mudanças do mercado, assim como a dinâmica e a complexidade nos negócios.
Além disso, em um mundo cada vez mais globalizado, complexo e digital, permanecer em conformidade com a legislação pode ser um grande desafio e impactar até mesmo a tomada de decisões e a capacidade de resposta em determinadas situações.
Mas, afinal, como estruturar a gestão de compliance regulatório para monitorar e mitigar seus principais riscos?
Como funciona a gestão de inventário regulatório?
Também conhecida como compliance regulatório, a gestão de inventário está relacionada ao fato de uma empresa estar em absoluta conformidade com a legislação. Em outras palavras, é o conjunto de ações adotadas pelas organizações para garantir – e manter – o cumprimento das leis, políticas e regulamentos vigentes.
A prática tem impacto direto, também, na estratégia de negócios, uma vez que permite a criação de princípios éticos e de transparência, elementos fundamentais para a manutenção da competitividade.
Com tantas normas, exigências e regulamentações, empresas de todos os portes têm adotado sistemas de gestão de inventário cada vez mais eficientes. Somente dessa forma é possível garantir que todos os requisitos de governança necessários sejam atendidos de forma eficiente.
Dicas para uma gestão de inventário regulatório mais eficiente
Os aspectos regulatórios têm desafiado as organizações a criarem um modelo inovador para gestão de inventário, que vai além de adaptar os processos internos, atender às regulamentações e normas e minimizar riscos de imagem e reputação, litígios e processos.
Isto é: para uma melhor performance nesse processo, estruturação do negócio e enfrentamento dos riscos, é importante contar com uma solução completa, que ajude a estabelecer uma avaliação do compliance regulatório em relação às regulamentações aplicáveis.
E é justamente por isso que a Perinity conta com uma plataforma especializada, que garante uma proteção completa em relação aos principais riscos de compliance. Em uma abordagem que combina a gestão de inventário regulatório descomplicada e eficiência, o sistema conta com um calendário de obrigações, que facilita a visualização, além de automatizar notificações e cobranças e gestão dos responsáveis.
Com foco no negócio como um todo, a Perinity também permite integrar os processos e dar mais visibilidade às obrigações regulatórias e às políticas internas, transformando a cultura da empresa e incorporando as boas práticas no dia a dia de forma mais simples e eficaz.