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Glossário: Principais Termos definidos nas Normas do IPPF

O glossário fornece definições claras e precisas dos termos e conceitos fundamentais utilizados na prática de auditoria interna, alinhados com as diretrizes do Instituto dos Auditores Internos (IIA). É um recurso essencial para profissionais de auditoria interna pois ajuda a garantir uma compreensão consistente e compartilhada dos conceitos e práticas entre os profissionais, facilitando a comunicação e a aplicação eficaz das normas.

Os principais termos podem ser conferidos a seguir:

• Atividade de Auditoria Interna:
Atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenhada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização.

• Código de Ética:
Conjunto de princípios e expectativas que guiam o comportamento dos auditores internos, incluindo integridade, objetividade, confidencialidade e competência.

• Conformidade:
Adesão a leis, regulamentos, políticas e procedimentos internos relevantes.

• Controle:
Qualquer ação adotada pela gestão, conselho ou outras partes para fornecer segurança razoável de que os objetivos da entidade serão alcançados.

• Deve:
A palavra “deve” especifica um requisito incondicional.

• Deveria:
A palavra “deveria” é utilizada quando se espera conformidade, a não ser que o auditor interno julgue que as circunstâncias justifiquem o desvio.

• Gerenciamento de Riscos:
Processo de identificar, analisar e gerenciar e controlar potenciais eventos ou situações que ofereçam riscos para os objetivos da organização.

• Governança:
Conjunto de responsabilidades e práticas exercidas pelo conselho de administração e pela administração para prover direção estratégica, assegurar a realização dos objetivos, gerenciar riscos e verificar a utilização responsável dos recursos.

• Objetivos do Trabalho de Auditoria:
Declarações detalhadas, criadas pelos auditores internos, que especificam os objetivos e metas que eles pretendem alcançar durante a auditoria. Essas declarações servem como um guia para o trabalho de auditoria, ajudando a assegurar que todas as áreas importantes sejam cobertas e que os resultados esperados sejam claros e mensuráveis.

• Programa de Trabalho de Auditoria:
Documento que detalha os procedimentos e testes a serem realizados durante a auditoria.

• Risco:
É a possibilidade de ocorrer um evento que possa impactar os objetivos da companhia. Ele é mensurado em termos de Impacto e Probabilidade.

• Serviços de Consultoria:
Atividades de aconselhamento e assistência prestadas pela auditoria interna, projetadas para agregar valor e melhorar a governança, gerenciamento de riscos e controles, sem assumir responsabilidade gerencial.

O glossário fornece definições claras e precisas dos termos e conceitos fundamentais.

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