Glossário: Principais Termos definidos nas Normas do IPPF
O glossário fornece definições claras e precisas dos termos e conceitos fundamentais utilizados na prática de auditoria interna, alinhados com as diretrizes do Instituto dos Auditores Internos (IIA). É um recurso essencial para profissionais de auditoria interna pois ajuda a garantir uma compreensão consistente e compartilhada dos conceitos e práticas entre os profissionais, facilitando a comunicação e a aplicação eficaz das normas.
Os principais termos podem ser conferidos a seguir:
• Atividade de Auditoria Interna:
Atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenhada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização.
• Código de Ética:
Conjunto de princípios e expectativas que guiam o comportamento dos auditores internos, incluindo integridade, objetividade, confidencialidade e competência.
• Conformidade:
Adesão a leis, regulamentos, políticas e procedimentos internos relevantes.
• Controle:
Qualquer ação adotada pela gestão, conselho ou outras partes para fornecer segurança razoável de que os objetivos da entidade serão alcançados.
• Deve:
A palavra “deve” especifica um requisito incondicional.
• Deveria:
A palavra “deveria” é utilizada quando se espera conformidade, a não ser que o auditor interno julgue que as circunstâncias justifiquem o desvio.
• Gerenciamento de Riscos:
Processo de identificar, analisar e gerenciar e controlar potenciais eventos ou situações que ofereçam riscos para os objetivos da organização.
• Governança:
Conjunto de responsabilidades e práticas exercidas pelo conselho de administração e pela administração para prover direção estratégica, assegurar a realização dos objetivos, gerenciar riscos e verificar a utilização responsável dos recursos.
• Objetivos do Trabalho de Auditoria:
Declarações detalhadas, criadas pelos auditores internos, que especificam os objetivos e metas que eles pretendem alcançar durante a auditoria. Essas declarações servem como um guia para o trabalho de auditoria, ajudando a assegurar que todas as áreas importantes sejam cobertas e que os resultados esperados sejam claros e mensuráveis.
• Programa de Trabalho de Auditoria:
Documento que detalha os procedimentos e testes a serem realizados durante a auditoria.
• Risco:
É a possibilidade de ocorrer um evento que possa impactar os objetivos da companhia. Ele é mensurado em termos de Impacto e Probabilidade.
• Serviços de Consultoria:
Atividades de aconselhamento e assistência prestadas pela auditoria interna, projetadas para agregar valor e melhorar a governança, gerenciamento de riscos e controles, sem assumir responsabilidade gerencial.