XP divulga assessorias que conquistaram Selo de Governança e Integridade 2024-25

2980
A XP acaba de divulgar o resultado da terceira edição do Selo de Governança e Integridade, que reconhece as assessorias de investimento que adotam as melhores práticas de governança corporativa e Compliance. Nesta edição, 166 escritórios conquistaram o Selo, válido por 12 meses. A certificação faz parte das iniciativas da XP para promover a qualidade de sua rede de parceiros, assegurando a conformidade com seus padrões internos e a legislação do País.

Veja aqui os vencedores do Selo de Governança e Integridade 2024-25

Segundo Tiago Barsalobre, gerente de Governança de Assessores e Compliance Institucional da XP, o Selo tem o propósito de “certificar os escritórios que estão dentro do maior nível de governança considerado pela XP, levando em conta aspectos de conformidade”.

Ele explica que o processo de avaliação é baseado em três pilares fundamentais: governança, integridade e educação. “No primeiro pilar, analisamos a implementação de controles de Compliance e segurança da informação. No segundo, verificamos os apontamentos identificados pelo Compliance em suas rotinas de controle. Por fim, no terceiro pilar, consideramos os treinamentos realizados pelos assessores ao longo da campanha”, detalha Barsalobre.

Diferencial de mercado

Todos os escritórios com mais de seis meses de vinculação à XP em 31 de dezembro de 2023 puderam participar do processo. Os aprovados têm o direito de exibir o Selo em suas plataformas de comunicação, como sites e redes sociais, por 12 meses, como forma de mostrar aos clientes que atuam de acordo com os mais altos padrões de governança e Compliance do mercado.

“O cliente busca confiança quando quer se relacionar com um assessor, e o Selo é uma maneira de demonstrar que o escritório está comprometido com a integridade e a transparência”, diz o executivo, lembrando a importância desse reconhecimento no mercado: “Este é o único Selo que premia assessores de investimentos do ponto de vista de governança. É um diferencial para os escritórios vinculados à XP.”

O head de Compliance da XP, Luiz Cordeiro, observa que os escritórios que se candidataram, mas não conquistaram o Selo nesta edição, receberão uma atenção especial por parte da XP. “Eles passarão por ações de acompanhamento, com eventual exigência de participação em treinamentos específicos ou rituais de auditorias, visando a melhoria contínua dos processos de controle”, explica.

A partir do próximo ano, ele diz, a XP deverá incluir o Selo de Governança e Integridade ao Brazil Advisor Awards, evento que premia os melhores assessores e escritórios parceiros. O objetivo é torná-lo ainda mais relevante no mercado, aumentando a visibilidade e prestígio aos escritórios que conquistam a certificação.

Desde a criação do Selo, ressalta Cordeiro, a XP tem observado um crescimento no engajamento dos escritórios com relação às boas práticas de Compliance e governança. Nesta terceira edição, ele diz, houve um aumento significativo no número de participantes, refletindo a evolução e o impacto positivo da iniciativa. “O número expressivo de participantes neste ano é uma evidência de que os escritórios estão mais engajados com o Selo e com as boas práticas que ele representa”, afirma.

Referência: https://www.infomoney.com.br/