Comitês de auditoria: A agenda de 2025

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Em 2025, a agenda do comitê de auditoria estará repleta de atividades e de novas responsabilidades

A agenda do comitê de auditoria está cada vez mais repleta de atividades e novas responsabilidades e o surgimento de novas atribuições tem sido motivo de preocupação crescente, especialmente com relação à disponibilidade de tempo, composição e habilidades adequadas para lidar com todas essas demandas, e atender às expectativas do conselho de administração, dos reguladores e demais stakeholders.

Nesse contexto, a publicação Comitê de Auditoria: prioridades para a agenda de 2025 traz alguns assuntos considerados de grande importância para endereçamento pelos comitês de auditoria.

Assegurar a efetividade das demonstrações financeiras ainda é a sua responsabilidade primária, todavia, outras divulgações ao mercado também devem ser monitoradas, seja pelos aspectos regulatórios, pelo interesse dos investidores ou pelo ativismo dos demais stakeholders.

Destaque para a qualidade dos profissionais das áreas contábil e financeira, assim como o respectivo processo de sucessão, principalmente do CFO.

Além disso, a qualidade do sistema de TI e dos profissionais que atuam com ela, juntamente com os avanços no uso da inteligência artificial (GenAI), bem como os riscos cibernéticos e de proteção de dados derivados desses avanços tecnológicos, também devem ser acompanhados.

A publicação aborda ainda as atualizações sobre a reforma tributária no Brasil, considerando o seu avanço, efeitos e prazos.

Prioridades para a agenda de 2025

  • Continue mantendo o foco nas demonstrações financeiras e nos controles internos — ainda a prioridade número um.
  • Estabeleça o papel de atuação do comitê de auditoria com relação ao uso e às novas regras regulatórias relativas à inteligência artificial generativa (GenAI), segurança cibernética e governança de dados.
  • Avalie como a disrupção tecnológica, as exigências regulatórias e as novas regras de divulgação estão impactando a qualificação, especialização e a eficiência das áreas financeira e contábil.
  • Assegure a qualidade da auditoria independente e mantenha uma comunicação efetiva.
  • Assegure que o plano de trabalho da auditoria interna esteja atrelado aos principais riscos estratégicos e do negócio da empresa e que sua atuação esteja em linha com as expectativas do conselho de administração.
  • Fique atento às atualizações sobre a reforma tributária e avalie os seus possíveis impactos na empresa.
  • Reavalie a agenda, responsabilidades, composição e expertise do comitê de auditoria.

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