O objetivo é impactar na Maturidade Corporativa

2277

Impactar a maturidade corporativa é a melhor maneira e a maneira mais perene de termos um ambiente corporativo mais preparado e consciente. E é importante contextualizar um pouco este assunto

A materialização de diferentes riscos (risco geopolítico, risco pandêmico, risco do trafego logístico nacional e internacional, riscos climáticos e riscos de terceiros, mudanças regulatórias) fizeram o olhar para as temáticas Riscos, Controles e Compliance aumentar de modo interessante nos últimos 5 anos.

O mercado passou a olhar para estes pilares com mais cuidado e o volume de empresas procurando soluções e serviços em GRC cresceu, o único ponto porém é que a velocidade da maturidade corporativa, cultura organizacional, no que tange a metodologias e conceitos em Governança não acompanhou o mesmo ritmo.

Ao longo dos últimos 3 anos, estrategicamente e taticamente, a Perinity mudou o seu posicionamento como empresa para melhor atender à necessidade do mercado. Nos posicionamos como uma empresa de GRC, cujo core é a Plataforma Perinity GRC. E para suprir todas as necessidades de nossos clientes neste assunto, reunimos as melhores mentes do mercado, seja internamente seja via parceiros, que entendem a nossa visão e acreditam, assim como a Perinity, que investir em Governança e na Perenidade das organizações é o melhor caminho para uma sociedade melhor.

Com base neste cenário e na expertise de mais de 200 clientes, criamos 5 linhas de atuação para trabalhar e impactar, principalmente, o ponto chave: MATURIDADE


1-       PARCERIAS

O primeiro pilar foi estabelecer parcerias com as principais consultorias do mercado de GRC para entregar ao nossos clientes uma solução completa e alinhada ao objetivo de cada cliente. O foco das parcerias são basicamente:

(i) Trazer mais inteligência para dentro de casa, seja de metodologias, insights para produto, seja de visão de mercado.

(ii) Atender às necessidades especificas de nossos clientes com consultorias, alocação de profissional e apoio metodológico.

(iii) Atender ao mercado como uma alternativa one-stop-shop.

Caso queira indicações de consultorias para trabalhos em GRC, fique a vontade para me mandar uma msg via linkedin.


2-       EDUCAÇÃO

O segundo pilar e mais crucial foi a criação uma célula de conteúdo dentro da Perinity para junto com time de Marketing replicar uma estratégia já difundida por outros players como RD Station e SalesForce: EDUCAR O MERCADO.

Criamos diferentes conteúdos e abordagens para poder atender a diferentes níveis de profissionais, diferentes níveis de maturidade corporativa, buscando sempre tirar o profissional da “inércia”, pois saindo da inércia, ele começa a enxergar valor e começa a usufruir de outros benefícios e valores, que o trabalho em GRC pode trazer.

É comum no mercado encontrarmos times riscos, auditoria e controles (GRC) com baixa maturidade metodológica, com pouco subsídios técnicos para trabalhar ou com dificuldade de traduzir a metodologiaem ações práticas no dia a dia. Escolher EDUCAR o mercado foi a única e melhor alternativa de perenizar o conhecimento dentro das organizações e assim perpetuar a Perinity.

Algus conteúdos criados:

Trilha de Conhecimento -> Abordamos as principais metodologias do mercado, conceitos básicos

Básico bem feito – Explicamos a lógica do processo (processo de riscos, por exemplo) na teoria

Apoio Metodológico -> Colocamos o conteúdo aprendido na Trilha de Conhecimento e Básico bem Feito em prática, ou seja, como funciona no dia a dia na operação

MasterClass – Discussão das temáticas de GRC e com podemos trabalhar este assunto dentro da plataforma Perinity GRC. Objetivo é tangibilizar o tema de modo operacinal dentro da plataforma

Jornada de Riscos, Auditoria (e teremos outros módulos)

Jornada

3-       EVENTOS

O terceiro pilar é o de Eventos, onde reunimos diferentes profissionais do mercado para discutir temáticas diversas do mundo GRC no formato online. O foco destes eventos é trazer a experiência de consultorias, empresas e gestores de áreas de GRC para o público no geral sobre temas de negócios, metodologias/frameworks, novas tecnologias

Principais eventos:

Webinar – Painel online com usualmente 3/4 profissionais para discutir temas variados e atuais sobre o mercado de Governança. A Perinity trabalha como mediadora da discussão com profissionais do mercado.

GRC na Prática – Eventos online que fazemos para apresentar as novas melhorias e lançamentos da plataforma Perinity GRC. Objetivo é atualizar o mercado e nossa base de clientes das novas releases.

Perinity Week –Evento Anual para discussão dos principais assuntos do ano em GRC.


4-       ESTUDOS E NOTÍCIAS

O quarto pilar é focado em entregar ao mercado as principais notícias e estudos do mundo de Governança. Reunimos no Portal GRC de Conhecimento materiais das principais consultorias do mundo, notícias correlatas e vídeos sobre a plataforma Perinity.

Estruturamos diferentes tipos de conteúdo, seja escrito, seja vídeo, seja somente áudio para atender às diferentes necessidades e preferências de nosso público.

Principais conteúdos/Notícias

Portal GRC – Portal que consolida todas as ações de conteúdo da Perinity, além dos principais estudos/artigos das principais consultorias e notícias do mercado (https://portal.perinity.com.br/)

NewsLetter – Newsletter mensal que consolida os acontecimentos e conteúdos dos últimos 30 dias (link para inscrição:https://portal.perinity.com.br/).

Case – Cases Study com depoimentos de clientes da Perintiy sobre a adoção da plataforma Perinity GRC (https://www.perinity.com.br/perinity-cases-de-sucesso/)

Perinity Entrevista – Série de entrevistas com diversos gestores e consultores de GRC para podemos entender o perfil destes profissionais, os desafios que enfrentam e a carreira que trilharam (https://www.perinity.com.br/entrevistas/)

Pilula do Conhecimento – Conteúdos curtos e práticos, que publicamos semanalmente no linkedin sobre dicas e melhoras práticas de GRC (https://www.linkedin.com/company/perinity)

Portal GRC de Conhecimento

5-       EXPERIÊNCIA

O quinta pilar é o de Experiências, cujo objetivo é ser eventos, em sua grande maioria, presencias para discussão de conteúco, networking e relacionamento.

DayOne – Principail evento presencial da Perintiy, que funciona como uma abertuda do Perinity Week. Reunimos clientes, parceiros e empresas do mercado (vídeo do evento de 2024 https://www.youtube.com/watch?v=9rNihlI50Go).

Mercado – Evento onde reunimos as empresas por segmentos de mercado (Energia, Agronegócio, Financeiro, etc..) para fazer um benchmark de melhores práticas. Neste evento objetivo é trazer um parceiro consultivo para enriqucer a discussão e dar espaço para que nossos clientes e convidados possam trocar experiências e aprendizados

Company/WorkShop – Evento presencial onde a Perinity vai até seus clientes para discutir temáticas de GRC, seja com a Diretoria, seja com Conselho, Comitês e/ou áreas gestoras. Objetivo desta experiência é apoiar no desenvolvimento e incentivar as discussões de GRC dentro da empresa.


A lógica e o foco primordial destas ações é abordar (i) Conteúdos Técnicos, (ii) Conteúdos de Negócios e (iii) Experiências, pois abordando estas 3 linhas, fatalmente impactaremos na maturidade dos profissioais do mercado de GRC por diferentes formatos e tipos de conteúdo e, consequentemente, influenciaremosno repertório e conhecimento metodológico e práticos dos time de GRC de nossos clientes e das empresas do mercado.

Como mecionei no título, o objetivo é impactar na maturidade corporativa!

Referência: https://www.linkedin.com/