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Gestão de Continuidade de Negócios - O que deve ser avaliado em um BIA ?

O BIA tem o principal objetivo, de avaliar quais são os processos críticos de uma organização. E também levantar algumas informações relevantes, para a criação dos planos de continuidade de negócio.

Recomendamos então levantar as seguintes informações:

IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO DE NEGÓCIO:
Esta é a primeira etapa, onde levantamos qual o nome do processo, se é terceirizado, e qual a sua localização.

ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE NEGÓCIO:
Nesta fase entendemos qual o objetivo do processo? Se existe procedimento documentado? Quais são suas entradas (inputs) e saídas (outputs)? Também entendemos quais são os recursos necessários para isso. Máquinas, softwares e equipamentos especiais?

Qual o pessoal necessário para a execução das atividades? Qual o pessoal mínimo numa situação de crise ou desastre (Contingência)?

ENTENDIMENTO DOS TEMPOS NECESSÁRIOS:
Avaliamos o Ciclo do processo, se é diário, semanal, mensal, etc.

● (RTO) Baseando-se no PIOR CENÁRIO, QUANTO TEMPO o processo poderia ficar interrompido/parado sem CAUSAR IMPACTO ao negócio da empresa?

● (RPO) Caso o Processo um dia fique INTERROMPIDO, e seja necessária uma contingência, quanto tempo de PERDA de dados e informações são ACEITÁVEIS, considerando os volumes atuais e SLAs com clientes internos e externos, ou seja, qual cópia de segurança / Backup seria necessário?

ANÁLISE DOS IMPACTOS:
Com a parada do processo, avaliamos os seguintes impactos:

● Impacto Financeiro: A interrupção do processo pode gerar perda de receita?
● Impacto Operacional: Pode haver um aumento ou comprometimento no fluxo de trabalho?
● Imagem: Pode gerar publicidade negativa na mídia?
● Legal: Pode ocasionar penalidades dos órgãos reguladores? Ou encerramento contratual com clientes e fornecedores ?

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